Lição 1 – Sua História é Parte de uma História Maior

Lição 8 – Viva o Estilo de Vida de Tempos de Guerra

Sua História é Parte de uma História Maior


Sua vida é uma história. Muitos capítulos já foram escritos, mas há muito mais por vir.
O que você espera do futuro?
O melhor ainda está à frente?
O que precisaria mudar em sua história para levar sua vida a um nível totalmente novo de significado e propósito?
O que significaria viver os futuros capítulos da sua vida alinhados com a história de Deus?

Abra a Bíblia e você logo perceberá que tem em mãos um livro que é verdadeiramente extraordinário.A Bíblia é um livro como nenhum outro porque tem um autor como nenhum outro – o Deus do Universo.

 

Muitos concluem erroneamente que a Bíblia é apenas uma coleção de histórias morais. Mas essas histórias são realmente aleatórias e desconexas? Um olhar mais atento revela que todas essas histórias estão conectadas a uma narrativa singular e grandiosa.
Essa narrativa pode ser descrita por quatro palavras simples: “Deus redimindo as nações“. Esse tema encontramos em todos os livros da Bíblia.

A Bíblia comunica que estamos desconectados do propósito e do plano de Deus, porque nos afastamos d’Ele em nossos corações. A escolha de nos colocarmos no centro de nossas vidas é, em última análise, autodestrutiva. Mas Deus, com sua graça, nos resgatou por meio de Cristo. Através de sua morte sacrificial na cruz e da obra do Espírito Santo dentro de nós, estamos sendo restaurados e renovados.
As Escrituras declaram:

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”
João 3.16

Tendo providenciado um caminho de salvação para o homem por meio da morte de Jesus na cruz, Deus construiu uma ponte para todas as pessoas retornarem a Deus.

“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor”
Romanos 6.23

Deus demonstra um amor pelas pessoas que é incondicional e abnegado.

“Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de Cristo ter morrido por nós quando ainda éramos pecadores”
Romanos 5.8

Esse amor profundo é fundamental para a fé cristã. Produz um coração de gratidão e leva as pessoas a um relacionamento satisfatório e alegre com Deus. As pessoas foram feitas com o propósito de viver para Deus e amá-lo. O grande teólogo Agostinho afirma: “nossas almas estão inquietas até encontrarem seu descanso em ti“. De fato, fomos feitos para conhecer Deus, adorá-lo e desfrutar d’Ele para sempre.

Nossas almas estão inquietas até encontrarem seu descanso em ti. Agostinho

Quando olhamos para a Bíblia com essa perspectiva em mente, entendemos que Deus não apenas ama as pessoas, mas também as transforma e dá a elas a capacidade de amá-lo de volta. O amor e a graça de Deus nos levam a nos afastarmos de nossa autoconfiança e voltarmos à dependência de Deus. Nesse aspecto, o cristão adora a Deus e obedece-lhe, não para ganhar o amor e a aceitação de Deus, mas porque ele já recebeu seu amor e sua aceitação.

Jesus quer que o encontremos de maneira que transforme nossas vidas. Isso não é algo novo, Deus sempre fez esse trabalho de restauração na vida das pessoas. Jesus cita o profeta Isaías em Lucas 4.18-19:

“O Espírito do Senhor está sobre mim,
porque ele me ungiu

para evangelizar os pobres;
enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos,
para pôr em liberdade os oprimidos,
e proclamar o ano aceitável do Senhor”.

Jesus quer que entendamos e experimentemos as Boas Novas sobre Ele. Ele nos oferece para nos libertar do pecado e de tudo o que nos afasta da bondade de uma vida em relação a Deus.
Dentro de cada coração há um drama acontecendo com a eternidade na balança. Deus se preocupa com cada pessoa, cada história e cada nação do planeta. A Bíblia diz em Efésios 2:10, que

…somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras…

A palavra para obra no original grego é interessante. Poiema vem de poieo – “fazer“. Essa palavra costumava ser usada na cerâmica antiga para descrever obras que não eram apenas funcionais, mas bonitas. Com isso em mente, quando Deus diz que você é sua obra, Ele quer dizer que você é sua obra-prima. Seus planos para você são cheios de propósito, bonitos e sábios.

Um cristão pode optar por viver para algo diferente da história de Deus, mas sempre será algo menos gratificante e menos significativo do que o que Deus tem em mente. Quanto mais nos familiarizarmos com a história de Deus, como ela nos é revelada por meio da Bíblia, mais compreenderemos o papel que desempenhamos nela.

Quanto mais nos familiarizarmos com a história de Deus, como ela nos é revelada por meio da Bíblia, mais compreenderemos o papel que desempenhamos nela.

A história para a qual Deus o convida é uma que vai muito além do seu próprio relacionamento com Ele – é uma história que se passa durante todo o tempo, em toda a terra; e Ele deu a você um papel nela que ninguém mais pode desempenhar. O papel que Deus tem para você na história é uma vida emocionante e abundante, cheia de aventura, significado e propósito. Sua história é parte de uma História Maior.

Sua história é parte de uma História Maior.